Public Presentation and Kick-off of The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine

last updated: 2017-05-25

Public Presentation and Kick-off of The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine

O lançamento do The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine, um megacentro de investigação Europeu liderado pela Universidade do Minho, decorreu esta terça-feira, às 10h30, no auditório do Avepark, nas Caldas das Taipas, Guimarães. A sessão juntou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o diretor-adjunto para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia (CE), Patrick Child, a embaixadora do Reino Unido, Kirsty Hayes, o secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, o presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, o autarca de Guimarães, Domingos Bragança, o reitor da UMinho, António M. Cunha, e o Coordenador do The Discoveries Centre, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B’s, Rui L. Reis, entre outros reitores e responsáveis.

O The Discoveries Centre reúne cinco universidades nacionais – Minho, Porto, Aveiro, Lisboa, Nova de Lisboa – e a University College London (UCL, Reino Unido), uma das Universidades líder mundial na área da saúde. Terá sede no Avepark e campi em Aveiro, Porto e Lisboa e um campus de suporte em Londres. A sede será instalada num novo edifício da UMinho, a construir ligado ao atual do Grupo 3B’s, num investimento de 10.8 milhões de euros no âmbito do roteiro nacional de infra-estruturas científicas de interesse estratégico, constituindo assim uma TERM Research Hub (Hub de Investigação em engenharia de tecidos e medicina regenerativa) com caraterísticas únicas a nível Europeu. Este centro multidisciplinar, que tem como fundadores alguns dos principais institutos de investigação Portugueses e a UCL, deverá ter um efeito estruturante na ciência portuguesa desenvolvendo métodos inovadores para a prevenção e o tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, com abordagens personalizadas para cada paciente. 

O projeto conta com 15 milhões de euros da CE, recentemente aprovados no âmbito do exigente programa europeu Teaming, e deve ter apoio adicional da FCT e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. O novo centro de excelência  pode tornar-se rapidamente o maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal, tendo condições únicas para atrair talento científico internacional. O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, já elogiou publicamente o caráter exemplar e de excelência do projeto. O site oficial é www.thediscoveriesctr.eu

Comunicado de imprensa detalhado em anexo.

 

See video
AttachmentSize
Press Release_The Discoveries Centre_Kick-off Event_May 23 Avepark vsFINAL.pdf620.64 KB
Lançamento oficial do The Discoveries Centre - clipping.pdf16.81 MB

Back to top