A Engenharia de Tecidos nas lesões desportivas

last updated: 2016-10-10
ProjectOsteoCart :: publications list
TitleA Engenharia de Tecidos nas lesões desportivas
Publication TypeBook Chapter
Year of Publication2014
AuthorsPereira H., Silva-Correia J., Correia S. I., Canadas R. F., Ripóll P., Espregueira-Mendes J. D., Dr. Oliveira J. M., and Reis R. L.
EditorsPessoa P., and Jones J. H. C.
Abstract Text

A Engenharia de Tecidos, englobada numa nova era de Medicina Regenerativa, tem revolucionado os conceitos e as abordagens terapêuticas para o tratamento de diferentes lesões desportivas.

Novas possibilidades têm trazido esperança, quer na recuperação de defeitos previamente considerados irrecuperáveis mas também no encurtamento dos tempos de reabilitação.

Contudo, devemos entender que não se trata de uma panaceia dos tempos modernos. Existe um caminho longo a percorrer em que é imperativo o acompanhamento estrito e controlado destas novas abordagens a fim de evitar possíveis complicações e permitir a correcção e desenvolvimento das melhores opções.

Este texto fornece uma revisão global dos conceitos de Engenharia de Tecidos com aplicação em Traumatologia Desportiva abordando as conquistas, novas possibilidades e limitações tentando estabelecer uma perspectiva do actual “estado da arte”.

Book TitleTraumatologia Desportiva
Pagination320-335
Date2014-09-01
PublisherLIDEL
ISBN 978-989-752-029-7
DOI10.1007/978-3-662-49376-2
Keywordsbio-reactor, Biomateriais, células estaminais, engenharia de tecidos e medicina regenerativa, factores de crescimento, lesões osteocondrais, matriz tridimensional porosa “scaffold”, músculo, osso, pele, tendão
RightsopenAccess
Peer reviewedyes
Statuspublished

Back to top