Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group

Videos Newspapers

Rui L. Reis, UMinho, is the portuguese scientist with more publications ever

Published, Nov 19 2012

Rui L. Reis, da UMinho, já é o cientista português com mais publicações de sempre

Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B’s da Universidade do Minho, tornou-se, com apenas 45 anos de idade, o melhor cientista português de sempre em número de publicações científicas. Tem já 642 trabalhos listados no ISI Web of Knowledge (Thomson- Reuters), a principal base de dados científica do mundo, dos quais 450 em revistas internacionais e 41 artigos de revisão. Somam- se mais de 200 capítulos de livros e quase 1500 comunicações em conferências apresentadas nos cinco continentes, incluindo 175 como palestrante convidado ou plenário.

É ainda dos investigadores mundiais que mais publica, um dos mais citados por outros cientistas (quase 9000 vezes) e dos que tem maior “fator h” (49) na sua área científica – biomateriais, engenharia de tecidos, medicina regenerativa e células estaminais. Rui L. Reis fez toda a formação e carreira em Portugal, tendo-se licenciando e iniciado a sua carreira académica na UPorto, e depois Doutorando-se na UMinho) onde desenvolveu toda a sua carreira (inicio em 1992 e fundação do grupo 3B ́s com Antonio M. Cunha em 1998), o que manifestamente acentua o feito. Aliás, além de colaborar com grupos de excelência e multinacionais nas mais diversas áreas geográficas, coordena projetos europeus de grande dimensão, diversos Europeus do FP7 como o POLARIS, o ComplexiTE, o Find & Bind, o SPECIAL, e ainda outros internacionais como o IBEROMARE e o MARMED. É o principal responsável pela gestão de projetos de investigação num total de 28.5 milhões de euros (dos quais14.5 são financiamento para a UMinho), tornando-o um dos portugueses que mais financiamentos internacionais obtém em condições altamente competitivas.

“Ter chegado com apenas 45 anos a este patamar é certamente algo que me orgulha a mim, à minha equipa e a toda a UMinho. Foi preciso trabalhar muito, ter estratégia, ser ambicioso, construir uma equipa internacional coesa e lutadora, combater muitas contrariedades, poderes instalados e esquecer a falta de reconhecimento nacional. Muitas vezes quase prescindir de qualquer vida social! Mas ter conseguido construir um grupo e uma infraestrutura única, respeitada em todo o mundo a partir de quase nada, numa zona que não é bem um grande centro (em todos os sentidos da palavra), e com base numa formação totalmente conseguida em Universidades portuguesas, é algo que só nos pode orgulhar”, referiu Rui L. Reis.

“Nunca o conseguiríamos sem o enorme apoio da UMinho e seus responsáveis e de  agentes locais. Mas há certamente muito mais a fazer, muitos maiores projetos a conseguir, muitas mais e melhores publicações a produzir e, claro, procuraremos sempre criar valor económico e ter um papel activo na UMinho e na região, mas sempre com uma postura virada para o mundo. Esse é o nosso campeonato! Um dia ganharemos tanto a nível internacional que havemos de ser reconhecidos, como já devíamos ser há muito tempo, pelas entidades e agentes políticos nacionais. Mas mesmo se não o formos nada nos desviará do nosso rumo e continuaremos a ganhar!”, sublinhou.

 

Multipremiado em todo o mundo

O professor catedrático do Dept. de Engenharia de Polímeros (DEP) da Escola de Engenharia da UMinho é diretor do Grupo de Investigação 3B's - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da UMinho, presidente do Laboratório Associado ICVS/3B’s, CEO do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (tem 22 filiais em 13 países) e presidente e CSO da spin-off Stemmatters. Estas entidades, exceto o DEP, têm sede no AvePark, Caldas das Taipas, Guimarães.

Rui L. Reis é também presidente para a Europa da Sociedade Mundial Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS), presidente da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular. Tem ainda uma atividade industrial e de extensão relevante, colaborando com diversas empresas internacionais e tendo por exemplo sido diretor de investigação de novos produtos na Corticeira Amorim. Natural e residente no Porto e com um filho de 11 anos, é igualmente editor-chefe da revista “Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine”, pertence ao conselho editorial de dezenas de revistas científicas. Tem organizado diversas reuniões e simpósios científicos de grande dimensão.

O professor da UMinho já recebeu imensas distinções, como os Jean Leray e George Winter Awards da European Society for Biomaterials (ESB), é um dos muito poucos International Fellows of Biomaterials Science and Engineering, recebeu o Prémio ESAFORM, o 1o Grande Prémio Novo Norte e Novo Norte Inovação da CCDR-N, bem como o Prémio Pfizer para Investigação Clinica, diversos prémios BES Inovação, o Prémio START, a Medalha de Ouro do Município de Guimarães, o Prémio de Mérito Cientifico da UMinho e o doutoramento honoris causa pela Universidade de Granada (Espanha), entre muitas outras. Este currículo notável e a sua paixão pelo futebol levou a imprensa a apelidá-lo de o “Mourinho do Ciência”.

 

Download (PDF) Nota Biográfica de Rui L. Reis

 

 

 

Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Article related files
Attachments to Download
This website uses cookies. By using this website you consent to our use of these cookies. For more information visit our Policy Page.